Como a Metodologia 5S Melhora a Gestão de sua Oficina

5s oficina

Então, o que fazer para melhorar minha gestão de oficina?

Para aprimorar sua gestão de oficina, recomendo o 5S, que é um método a ser aplicado em empresas com o objetivo de atingir o patamar de Qualidade Total. Abrange cinco ações aplicadas internamente no âmbito operacional, mobilizando todos os colaboradores, para manter a organização e a disciplina no local de trabalho.

Esse método pode e deve ser colocado em prática na gestão de oficina de funilaria e pintura, oficinas de reparação automotiva, pois otimiza o trabalho realizado economizando tempo e reduzindo desperdícios e, por consequência, aumentando a lucratividade.

A denominação 5S se deve ao nome de cada uma das ações que, na origem japonesa, iniciam-se com a letra S. São as seguintes:

Seiso –> Limpeza: 

Deve-se melhorar o nível de limpeza e procurar mantê-lo. Em uma oficina, esse pode ser o passo mais difícil do 5S, mas é importante que seja colocado em ação dentro das possibilidades.

Seiri –> Utilização:

Separar apenas o que é necessário para eliminar do ambiente tudo que é inútil e estiver apenas tomando espaço.

Shitsuke –> Disciplina:

Todos devem trabalhar em prol da melhoria contínua do espaço. Essa ação se aplica às quatro anteriores, pois é necessário que os colaboradores da empresa tenham a disciplina para separar as ferramentas necessárias; manter tudo em seu devido lugar; manter a limpeza e a higiene.

Seiton –> Organização:

Manter o espaço organizado, com cada coisa guardada em seu devido lugar. Devolver as ferramentas aos seus locais certos sempre depois de cada uso.

Seiketsu –> Saúde/Higiene:

Essa ação diz que devem ser criadas normas claras de higiene, limpeza, arrumação e triagem. Estas normas devem ser seguidas por todas as pessoas da empresa, no caso, da oficina de reparação automotiva.

Resultados na gestão de oficina

Muitos não percebem a diferença que a aplicação do 5S pode fazer no dia-a-dia da gestão de funilaria. Mas a médio e longo prazo os benefícios irão aparecer.

Em primeiro lugar, a organização do espaço faz com que os exercícios sejam executados com muito mais agilidade. Quando ferramentas que não servem mais são “retiradas de cena”, fica mais fácil visualizar as que são úteis e não se perde tanto tempo na procura. O mesmo acontece quando tudo é guardado em seu devido lugar.

A limpeza é outra questão importante, especialmente porque contribui para atrair clientes. Tente imaginar quantas oficinas existem na sua cidade, essa concorrência faz com que ter um diferencial seja sempre importante:

  • Por quê uma pessoa que está precisando de determinado serviço irá escolher o seu ao invés de outros?
  • O que você oferece de diferencial?

Além de prestar um bom atendimento e oferecer preços atrativos, a apresentação do ambiente também conta muito. Pois esta é a primeira impressão que o possível cliente terá da sua oficina.

Outro fator importante é que a aplicação do 5S pode reduzir drasticamente os desperdícios de materiais. Isso também reflete de forma positiva no faturamento mensal da reparadora de veículos.

Portanto, diante dessa breve explicação sobre o método 5S e sua importância, os proprietários de oficinas podem começar a mobilizar suas equipes de trabalho em prol de um único objetivo: alcançar a Qualidade Total!


>

Receba os Nossos Artigos Gratuitamente no seu Email!