Credenciar a Oficina na Seguradora é um Bom Negócio?

É muito comum procurar credenciar oficina na seguradora para ter uma maior demanda de veículos, mas vale a pena mesmo? Existem alguns pontos que devem ser pensados antes de entrar de cabeça no credenciamento. O principal ponto a ser abordado é a estratégia da oficina ao buscar este credenciamento.

É nítida a tendência de cada vez mais as seguradoras fornecerem as peças para oficinas que estão na rede referenciada.

Credenciar a Oficina na seguradora vem sempre com uma forte pressão da seguradora buscando baixar seu custo do sinistro. Para baixar o custo médio do sinistro a seguradora pressiona a oficina na mão de obra e na compra de peças. Não tem como a seguradora baixar o custo do sinistro sem remover a rentabilidade da oficina.

Muitos reparadores dependem da demanda das seguradoras para sobreviver e assim fica mais fácil a seguradora ter controle sobre às oficinas. Quanto mais sua oficina depender de 1 ou 2 seguradoras, pior fica.

Se você não souber exatamente de onde vem sua demanda pode estar dando um passo errado ao credenciar oficina na seguradora.

A maioria dos clientes das oficinas são clientes que moram ou trabalham perto da oficina. Desta maneira ao estar credenciado a uma seguradora o cliente que devia ser seu (sem intermédio da seguradora) vira cliente da seguradora. Conclusão, você acabou de deixar um bom dinheiro na mesa com um cliente que seria rentável. Seu ticket-médio na mão de obra caiu e pode ainda deixar de ter um bom lucro na compra das peças.

Você pode estar pensando: “Mas se eu não fosse credenciado o cliente seria encaminhado para outra oficina credenciada!”.

Você tem razão em pensar desta maneira.  Mas daí eu pergunto: você quer atender todos os clientes ou somente os clientes que trazem lucro?

Vale a pena atender cliente que não traz lucro para a oficina?

Oficinas credenciadas recebem muito por na mão de obra. Se receber R$ 30,00/hora de mão de obra uma oficina que não está credenciada muitas vezes recebe R$ 90,00/hora. Somente considerando a mão de obra, neste cenário, é preciso fazer 3 vezes mais carros (muito mais trabalho) para sobrar menos dinheiro no bolso. Isso acontece devido ao custo marginal, que é o custo para produzir mais na sua oficina.

Sua oficina tem uma demanda ideal no mês para conseguir atingir o topo da lucratividade. A partir de determinado ponto precisa de alugar ou galpão, comprar mais ferramentas, contratar mais. Por isso muitas vezes é preferível fazer 30 carros do que 90!

Não considerei ainda na conta o lucro que compras de peças deixa na oficina. Quando sua oficina não é referenciada você pode fornecer as peças.

As seguradoras tem uma demanda alta e fica difícil não ser credenciado a nenhuma seguradora. Mas é preciso ser estratégico. Você deve entender muito bem qual lucro que cada seguradora deixa na oficina. Quanto mais carros fizer no mês maiores são seus custos.

Em um primeiro momento trabalhe para ter um equilíbrio entre seguradoras e particulares na sua oficinas.

Este artigo mostra a importância de Diversificar sua Carteira de Clientes e isso passa sem dúvidas por entender bem como vai se posicionar em relação as seguradoras.

Não existe almoço grátis. Não acredite que ao credenciar a oficina na seguradora você terá uma demanda que vai te deixar lucros. Somente um olhar muito estratégico sobre este ponto vai fazer sua oficina ser mais rentável.

 


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